Uma sociedade deslumbrada...

OLÁ...




PEDRADA NO SHARKO

Vivo de momento estupefacto e assustado com a consciência que me chega, a minha auto-consciência e a consciência do mundo que me rodeia, esta última assombrosa.

Sou analista visionário, questiono resultados, causas e efeitos e espanta-me o estado actual do meu país, um país com quase 1000 anos, onde, reza a história, nasceram bravos conquistadores que criaram a cultura mais rica alguma vez proliferada na história, e hoje somos uma sociedade amedrontada e vitima do seu próprio padrão mental quando confrontado com as circunstâncias da actualidade. Na verdade a minha geração, estou nos 40, aprendeu a viver no limbo, no limbo de mudanças radicais, politicas, económicas e principalmente tecnológicas, onde constato que de super heróis adaptativos a novas realidades e aprendizagens passámos a escravos das mesmas, umas por descontrolo do controlo capitalista e outras por passarem rapidamente a serem necessidades básicas nos nossos relacionamentos e evolução em comunidade com a rapidez que esta evolução nos impõe, temos de a acompanhar com o risco de novas gerações nos colocarem como obsoletos nesta sociedade automatizada, reconheces?!

Recordo-me de ouvir que o que hoje vivemos em 1 ano nossos antepassados viviam numa vida inteira, só de imaginar até arrepia... O vendaval de informação e desinformação é tal que nos torna sonâmbulos de uma experiência vivida, nas mãos de capitalistas que hoje se capacitam a explorar a ignorância alheia para mais capitalismo criar, de que maneira for... a ignorância, à santa, santinha, hoje já não é só por falta de conhecimento, é criada também por falta de vergonha e perca de valores básicos como Seres Humanos que somos, um deles é a Ética, sei bem que é sempre ditada pelas regras de uma sociedade mas na base passa pela dignidade ou falta dela de nos relacionarmos com os nossos pares, e hoje vê-se tanto, mas tanto acto de falta de respeito à dignidade do outro, descobrindo também que para se ser importante e ganhar influencia utilizam-se da sua ignorância para ludibriar a ignorância alheia, pela compaixão que ainda se possa sentir, como de uma simples gaguez ao extremismo de escolhas e falsos moralismos como se a minha verdade fosse superior a qualquer outra, exigindo igualdade onde à partida essa mesma igualdade acarreta desequidade e discrepância. Somos únicos, iguais nos direitos mas únicos na estória criada e partilhada, no que nos cria e materializa, que nos dá forma e como ter igualdade menosprezando as diferenças que nos identificam?! Vá, podemos considerar que sim, igualdade de direitos e equidade nas condições e deveres, pois assim acredito que se acabe com a diferença e se consiga a verdadeira igualdade, o equilíbrio das partes para um bem maior.

Muitos se julgam, outros se injustiçam onde na verdade todos se utilizam do poder da comunicação para mais e melhores seguidores conseguir, procurando treinar habilidades de liderança, boas ou más não interessa nada, o que interessa é a liderança e que as ovelhinhas aplaudam da sua ignorância, difícil?! Observa só o estado actual da nossa sociedade?!

Um mês após as eleições legislativas, onde se escolhia quem governar os desígnios desta sociedade nos próximos 4 anos, tenho as seguintes considerações,

Tenho uma Assembleia multicolorida e pluralista alguma vez pensada para este país, resultado de uma vitória da Abstenção, 45,5%;

Tenho um Primeiro Ministro que em campanha retira o direito ao cidadão de lhe fazer perguntas
transformando-se num "Animal" raivoso a querer saltar para cima de um cidadão com idade para ser seu pai, mostrando um espectáculo de arruada como manda a lei;

Tenho um extremista de direita a falar em Assembleia tudo aquilo que cria repulsa a uma esquerda totalitária, onde suas reacções são dignas dos maiores dramas e ficção que alguma vez me recorde desde que me lembre como Ser que sou;

Tenho uma Livre que incendeia opiniões públicas, pelas suas acções libertárias e principalmente pelo papel estrondoso que representou e representa como vítima, de capacidades e de origens, principalmente de mente.

Tenho um sistema de saúde que hoje recusa-se a dar resposta aos desígnios de uma democracia, cada vez com menos direitos nessa área, já parecemos os nossos amigos americanos.

Tenho um sistema de justiça que infelizmente está manipulado e influenciado pelo poder político, desrespeitada por quem a deveria em primeira instância a respeitar e cobrar.

Tenho uma sociedade que mesmo a perder direitos, a perder vergonha, se recusa a mexer o rabo para fazer a sua parte, colocando culpas e procurando culpados que lhes suportem desculpas e justificações deixando de assumir a sua habilidade de resposta, e quem não a assume imagina o seu destino, alguém irá dar essa resposta e aí vamos aos extremos.

Tenho discrepâncias nas moralidades e consciências, onde todos têm o seu bitaite mas pouca acção para mudar, mudar o que não aceitam, o que se recusam, preferem sofrer com o confortável do que entrar na aventura de melhor criar e viver. As emoções, as emoções tanto nos potenciam como nos podem limitar e na verdade elas hoje limitam mais do que beneficiam, depende da nossa mentalidade e como desconhecemos o amanhã as emoções fluem para nos alertar e preparar para o receber, assim deveria de ser mas constato que na maioria o amanhã é sabotado pela falta de sua relação com as emoções mais básicas do Ser Humano, como o medo, a tristeza, a culpa, etc... Pior que isso, muito pior, hoje absorvo energia e ela anda infecta, nós indivíduos andamos revoltados, revoltados connosco mas não o assumimos passando essa revolta para os outros, amigos, família, colegas e desconhecidos, esquecendo-nos do civismo e educação para respeitar o próximo e basta observar em silêncio os comportamentos e comunicação das pessoas que nos envolvem, é assustador, aberrante e deveras preocupante...

Hoje decido escrever... é mais fácil dissertar e colocar em causa todos os meus conflitos internos, pois sou e serei sempre o primeiro a analisar e a questionar as minhas visões, percepções e leituras de pensamento, pois ainda tenho a esperança das minhas dissertações serem meras barbaridades das minhas revoltas... Estarei cá amanhã e depois para as confirmar, até lá, por muito que passe, farei sempre a minha parte, procurando sempre a minha habilidade de resposta a tudo o que me desafia, assim me motivo!

A uma sociedade digo, ACORDEM!!! Dêem-se 1 hora, para a vossa intuição poder falar convosco e minimizar a ignorância que nos estão a impor, basta voltar um pouco às origens, desligar a TV, o Gadget e olhar no espelho, no olho e valorizar a simplicidade da vida Humana, relações e partilha de Valor Humano!!! Desafio-vos!!!

Human Activist

Master Coach Alta Performance
Investigador e especialista em Programação Neurolinguística
Amante da Vida

www.ricardofrancisco.pt
www.ricardoferreirafrancisco.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

INTRODUÇÃO DA PEDRADA AO SHARKO...