INTRODUÇÃO DA PEDRADA AO SHARKO...


Boa tarde,


em conversa com os meus tornei-me consciente do papel que estava a representar nos meus diversos ambientes e concluí que longe andava do estilo de vida que tanto sonhei e sonhava. Talvez por suas influências, por eu querer como qualquer Ser Humano ser aceite e valorizado pelos seus pares, igual a todos verdade? Imaginem os resultados… Podes estar a viver alguns parecidos, talvez...


Pois bem, depois das tomadas de consciência do pântano onde estava inserido, em recolhimento chamado pelo comum estado depressivo, assumi a coragem de conquistar aquilo que realmente é meu por direito e que me pode dar o dito significado maior, o propósito, a realização pessoal, pois assim o universo (tudo o que me influencia, causas e efeitos) me desafiou e me colocou num caminho dito "sem retorno", com autoconhecimento, autorreconhecimento e autoconsciência, arriscando tudo aquilo que julgava inicialmente meu para ser e fazer o que realmente me elevaria e me ensinasse a viver sem intenções materiais, só focado no valor humano, imaginas o desafio?! Nem eu imaginava, imaginaria o que tenho vivido neste ciclo de 7 anos, 7 anos?! 7 anos?! Sim existe um padrão evolutivo, de 7 em 7 anos existem mudanças, notórias mudanças na nossa vida, mais ano, menos ano e cada 7 anos tem um determinado significado na nossa evolução, há quem diga e se fores pesquisares talvez encontres estudos científicos a comprová-lo! Investiga, analisa e tira as tuas conclusões, para isso serve o desenvolvimento humano, crescermos com a nossa estória.


Estes 7 anos, hum… tanto por contar que a experiência vivida me desafia a escrevê-la, um destes dias quem sabe, continuo a me desafiar para o fazer, farei uma surpresa. Sim decisões e escolhas, influencias, umas boas outras menos boas, falo em tudo aquilo que nos influencia, sistema social, politico, religioso, económico, familiar, de carreira, família, desportiva, a ver bem tudo nos influencia e verdade, nós também acabamos por influenciar, escalas diferentes, ok, mas influenciamos e somos influenciados, numa mera conversa de café, ao evento mais critico que possamos viver, onde procuramos sempre apoio, conselhos, dicas e principalmente exemplo. Com esta consciência iniciei um processo introspectivo, onde me perguntei onde, a fazer o quê e como gostaria de aplicar, investir, o que ainda tenho de estória por escrever, o maior activo, o meu tempo de vida, aqui neste paraíso perfeito que é este universo, sim porque eu vim experienciar um período do infinito, sou eu que sou finito e não o tempo, esse é infinito e nessa perspectiva ganhei a coragem de criar a minha própria estória, da minha vontade e com o meu significado, estranha estória para quem se habitou a ser valorizado pelo seu julgamento sobre ela e que agora passou a ter a sua própria companhia ao fazê-lo, criando assim num lindo monólogo aquilo que há 7 anos seria um diálogo bem aceite… é duro, muito duro mas lá fui eu com a coragem de um louco como me julgam, e eu também, só essa loucura me alimenta para não mandar isto tudo para um sítio…


Divagando, divagando, com muita pertinência, vamos ao foco (não tens muito tempo para me aturar), 7 anos, deixei de ter ‘patrão’, passei a ser o meu ‘patrão’, dentro das regras dos sistemas que estava inserido, queres liberdade?! Dá-te ao respeito!!! e assim fiz, adequado aos sistemas, salvaguardando a minha evolução, informando só o que iria fazendo para irem suportando e apoiando quanto baste, no seu entendimento de autoconsciência e desenvolvimento pessoal, pois os sistemas corporativos, já em melhoria, ainda são resistentes aos efeitos cognitivos e emocionais de uma transformação humana por autoconhecimento e autoconsciência, faz parte, pela ignorância vivida e pelo medo de perder o controle, serão alguns dos fatores. Imagina, um gestor comercial a iniciar carreira num departamento interno de uma Multinacional, liderado e orientado por diversos seres, com diversos títulos com uma vontade tremenda de crescer e evoluir ao mesmo tempo, isso, para 2 lugares existem 100 candidatos, e um deles assume-o ser investindo na sua formação e desenvolvimento humano, sim algo normal no que conhecemos e que todos mas todos têm conhecimento, sim só ciências comportamentais, sociais e cognitivas, o Coaching, a Programação Neurolinguística, a Time Line Therapy® e a Hipnose, tudo metodologias, ciências e técnicas para transformar comportamento humano, primeiro de quem as estuda e aplica e depois nos seus diversos ambientes, e assim foi… dos 7 anos 5 foram dedicados ao exigente mercado das telecomunicações, enquanto investigava, conhecia, me formava e certificava aplicava tudo, mas tudo nesse contexto, onde nesses 5 anos fiz uma viagem imensa como gestor comercial, chefe de equipa, chefe de vendas, coordenador de agência e agente, em 5 anos, com a ajuda das minhas novas especializações fiz algo que ainda hoje é reconhecido no mercado, criar estrutura de 25 colaboradores a faturar como poucos, assim foi, imaginem a vizinhança?! Isso, somos isso mesmo, curiosos, e no que não conhecemos verdadeiros ignorantes no nosso comportamento.


5 Anos que deu para tudo, investigar, conhecer, adaptar, aprender, aplicar, relacionar, ser potenciado e potenciar, recrutar, orientar, formar, desapegar, reconhecer, abraçar, largar, substituir, decidir, escolher, inspirar, motivar, influenciar, amar, ser amado, invejado, admirado, etc, etc, etc… viagem imensa, onde fui abençoado por ‘tocar’ em mais de mil almas e fazer uma diferença imensa, pelo papel assumido, sim, contra tudo e contra todos, recordas-te do inicio desta conversa?!


Caminho solitário este, com muitos protagonistas, mais de mil almas como falei, mas no significado do mesmo muito solitário, pois é o meu caminho e esse só está à minha responsabilidade, por essa consciência reconheci a hora de evoluir sem depender e me sentir responsável pelos processos de vida de quem eu impactava directamente e fizeram-se mais 2 anos perfazendo os 7 do ciclo, como responsável da minha vida, assumi tudo o que resultou desse caminho, as consequências e circunstâncias de o viver de forma solitária e… estes 2 anos, os últimos dos 7, pois eu já tenho um ciclo de muitos, os 5 anos são repetíveis na minha carreira, assim aconteceu de 2001 a 2006, também um dos melhores momentos da minha carreira, as diferenças para 2012 – 2017 foram as responsabilidades e evolução profissional, responsabilidade pela minha pessoa unicamente e a fazer o mesmo em diferentes regiões e carteiras (aqui reside a razão dos 5 anos, só possíveis por ter feito 4 mercados nesses 5 anos), como em comparação este último só possível pelo desafio constante em ser e fazer inúmeras funções e responsabilidades para… o meu ‘patrão’. Sim sou ‘bicho carpinteiro’, tenho a necessidade de risco e aventura, novidade todos os dias, desafios imensos onde acredito ser importante para os solucionar, só assim me inspiram a andar motivado a criar, a desenvolver vida, e estes últimos 2 anos foram-me impostos pelas circunstancias vividas e pela vontade imensa de acrescentar vida, na minha e nos meus, desafiante!!!!!! IMENSO!!! Servem-me para reestruturar o meu plano emocional e cognitivo, reorganizar por dentro, já que aí fora está uma verdadeira confusão!!! Sim, ainda estou a vivê-los, ainda a lidar com fantasmas, sombras e monstros, uns reais outros ficção, aprendizagens, muitas, imensas, intensas e transformadoras, isso reconhece-me e imagina-me… pois… difícil?


Neste caminho, capitulo dos 7 anos já vividos, foquei-me na minha paixão, a única que ainda me alimenta, pois esta é a única que me irá acompanhar até ao fim da minha vida e aquela que me pode criar o efeito e sensação de missão cumprida nesta experiência vivida do nosso infinito, essa missão é o que realmente importa, é ela o oxigénio da minha paixão, sem ela a chama apaga e apagando tudo se perde e acaba… assim acredito!!!

Fechando mais um ciclo da minha vida, pouco tempo falta para iniciar o 42º, assumo perfeitamente que o que imaginas de mim e do que eu faço te seja estranho e te coloque dúvidas, pergunto é onde residem as tuas e as minhas certezas?! Sim são mutáveis e vividas intensamente no agora, pois de um momento para o outro tudo muda e essa mudança vai sempre nos apanhar em causa ou em efeito, se em causa, onde nos perguntamos o que podemos nós fazer com o que estamos a viver para por ventura e sorte conseguirmos superar e criar o próprio caminho, ou em efeito, onde procuramos desculpas e aceitação para seguir com a maré, pois damos a nossa responsabilidade a essas circunstancias, contextos e condições de vida, aceitando todos os resultados que daí advêm… não sabe muito bem este último de estar em efeito, depressa a satisfação acaba pela pena dos outros sentida… isso, muita da atenção que temos dos outros é resultado do interesse de saber para narrar o conteúdo daí adquirido, para ter tema de conversa com os outros e assim conseguirem impressionar e ganhar aceitação e vantagem no seu sistema, reconheces o que te escrevo?!


Acredito que já algumas vezes pensaste nisto e noutras viagens mentais que tens feito, pois a vida humana é desafiante e o universo oferece sempre, mas sempre este binómio, de nos pormos a jeito (em causa) ou de nos escondermos (em efeito) e andarmos recolhidos nos nossos medos e vontades do sistema vivido, essas duas hipóteses que temos sempre de escolher como resultado das nossas experiências, os resultados são tão diferentes!!!! Assim me conta a minha estória de 42 ciclos.


Hoje porque te escrevo este testamento?! Isso, é hora de me levares a sério e tomares uma decisão! Ou reconheces a minha estória e evoluis em conjunto com a sua evolução ou cada vez mais a minha vida é escrita com cada vez menos personagens secundárias e cada vez mais com figurinos, pois ela me ensina que mais do que eu te dar palpites do que deves fazer com a tua vida, desde as tuas crenças, valores, emoções e padrões, devo sim cuidar da obra que realizo na minha, essa sim necessita de todas as minhas dicas e palpites, perspectivas e julgamentos, minhas e meus, feedback também gosto, pois gosto de evoluir entre os meus pares… e essa obra depende única e exclusivamente de mim, do meu comportamento e emoção, da minha criatividade e coragem, de criar e sustentar um caminho para outros como eu o poderem fazer mais facilmente, pois chiça, é desafiante!!!!! MAS, com o que conheci e me envolvi nestes últimos 10 anos (outro ciclo) encantei-me por duas ciências empíricas, ciências psicológicas e cognitivas que mexem com toda a nossa comunicação interna, que nos transforma nas raízes e nos estrutura hoje para os mais diversos desejos de vida se realizarem… estou em processo e essas ciências são parte integrante do mesmo, são elas que me alavancam e catalisam a alcançar o meu bem estar como Ser Vivo neste eco sistema a experienciar um período do infinito que é o tempo, as ciências, as pólvoras, escrevem na mente, COACHING e PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA, a Hipnose faz parte da PNL e a Time Line Therapy® é uma metodologia, terapia, que usufrui das duas ciências, são elas o combustível da minha actividade, da minha paixão, são elas que sustentam infinitas horas de pesquisa, investigação, e partilhas mágicas neste caminho usufruído por milhares de seres como eu nos mais diversos sistemas vividos, os mais loucos que possas imaginar, isso… esta aventura tem um nome, que sustenta tantos outros pela sua partilha e experiência, sim o nome da minha vida... por enquanto como #PedradaNoSharko, a seu tempo...



Resumindo e confundindo, estou aqui para te dizer que é desafiante, está a ser difícil e insano mas tão contagiante e prazeroso, sim é como andar num trapézio sem rede e gostar da adrenalina e excitação que o medo te dá do desconhecido e de colocares à prova as tuas capacidades e reconheceres que até tens uma vida fantástica e que a podes tornar mais ainda à tua imagem. É isso que cá vim fazer e me mantém por cá, por isso te escrevo, esta é a minha obra, criar formas e métodos de te desafiar, de te activar e inspirar a iniciares o teu processo de renascimento e autoconhecimento.



Desafia-me e sente a magia!!!


Grato pela visão investida e pelo diálogo interno constante que este ‘testamento’ te provoca, é sinal que cumpriu com a sua missão.


É bom saber que ainda me lês e que me consideras, reforçando uma vontade muito própria que eu já o faço, assim aprendi, LEVA A SÉRIO!!!


Bem-hajas!



#PedradaNoSharko


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma sociedade deslumbrada...